Nossa Abordagem

Nossa atuação é orientada pela Psicanálise, ou seja - Psicologia com abordagem Psicanalitica-, neste sentido, trabalhamos com a noção de inconsciente - conceito desenvolvido por Sigmund Freud.

 

Deste modo, realizamos a terapia baseada na palavra onde possibilitamos ao sujeito falar do seu sofrimento. 

A prática clínica baseia-se em fazer o cliente contar sobre quem ele pensa que é e como ele se apresenta para si e para quem o escuta. Nosso trabalho consiste em auxiliar o cliente na busca de desenvolvimento, amenizar sofrimentos, angústias e sintomas. A psicanálise tem o intuito de promover o bem-estar e se a problemática está relacionada a um episódio presente é este que será abordado.

A Análise

A análise retorna ao passado quando a elaboração de um evento é necessária para o entendimento do momento atual. Ainda assim, o retorno às memórias antigas é estabelecido pelo paciente, na medida em que ele deve ter condições de falar sobre elas e querer trazê-las para as sessões.

O objeto primordial de trabalho em uma sessão de análise é o inconsciente; através de manifestações deste o terapeuta auxilia o paciente a entrar em contato com conteúdos internos ainda desconhecidos e assim alcançar o objetivo de um processo terapêutico.

Saber o papel fundamental da psicoterapia é bastante importante. Na psicoterapia se trabalha diretamente as queixas associadas aos conflitos internos do individuo, que invariavelmente geram incômodos no cotidiano das pessoas e em seus respectivos relacionamentos. 

O profissional da psicologia vai à busca das origens das frustrações e dos incômodos, entendendo-os e os discutindo, com o objetivo de tornar a vida da pessoa mais fácil e confortável.

caroene-1-26.jpg

Metodologias

Existem várias abordagens na área da psicologia, cada linha possui seus métodos e técnicas, cada qual com a sua importância. Mas o que se percebe como eficaz no processo psicoterapeutico é o engajamento do paciente e o vínculo criado com o psicólogo, relação essa baseada na empatia e confiança que sente pelo psicólogo.​

 

2. Our Approach (7).jpg

"O objetivo da psicanálise é libertar o paciente de seus sintomas e de seus problemas. Acima de tudo, é um método curativo, além de ajudar a transformar o paciente em alguém mais adaptado à sua realidade e aumentar a sua inteligência emocional"

Tendemos sempre evitar entrar em contato com situações e emoções que nos traga desconforto, incômodo ou dor (física ou mental). Em termos prático, isso significa que quase sempre estaremos tentando “jogar para debaixo do tapete” aquelas emoções que nos incomodam. Experimente, por exemplo, dizer a alguém do seu convívio que você está triste ou chateado. Quase sempre a pessoa irá te responder pra deixar isso pra lá. E muitas vezes você mesmo estará lutando contra algum pensamento ou afeto desagradável que insiste em invadir sua mente como um corpo estranho.

O psicólogo irá fazer o contrário disso: ele estará preparado não só para te ouvir (como faria um amigo, por exemplo), mas também para ajudar você a aprender a acolher suas emoções, agradáveis e desagradáveis. Também irá te ajudar mostrando aspectos de você mesmo que não teria condições de descobrir sozinho. Isso porque nós não somos bons em julgar a nós mesmos, embora o ser humano quase sempre acalente a ilusão de que conhece bem a si mesmo.

2. Our Approach (1).jpg